MÃOS QUE RECICLAM: FAÇA SEU PAPEL!

Direção: Eliani Marilei Freitag
Coordenação: Evanir Mielke Larre e Luciane Heydt Warken


PROFESSORES INTEGRANTES DO PROJETO:

Período Matutino

Turma
Professor (a)
Nº de alunos
1º Ano A
Profª Roseli
26
2º Ano A
Profª Cristiane
20
2º Ano B
Profª Sandra
18
3º Ano A
Profª Marilei
19
3º Ano B
Profª Evani
19
4º Ano A
Profª Luciana
18
4º Ano B
Profª Ivaní
18
4ª Série A
Profª Alice
25
4ª Série B
Profª M. da Glória
25
4ª Série C
Profª Marcia
25
Todas as turmas
Profª Keli – Ed.Física

Todas as turmas
Profª Rosimeri – Arte e Ed. Ambiental

Todas as turmas
Profª Eliane – Inglês


Período Vespertino

Turma
Professor (a)
Nºde alunos
1º Ano B
Profª Solange
24
1º Ano C
Profª Ivaní
22
2º Ano C
Profª Cibelli
22
2º Ano D
Profª Sandra
25
3º Ano C
Profª Marilei
26
3º Ano D
Profª Evani
26
4º Ano C
Profª Luciana
24
4ª Série D
Profª Maria da Glória
25
4ª Série E
Profª Nilza
25
1º, 2º e 3º anos
Profª Alana – Ed. Física

4º anos e 4ª séries
Profª Giovana – Ed. Física

Todas as turmas
Profª Keli – Inglês

Todas as turmas
Profª Rosimeri – Arte e Ed. Ambiental

Total de alunos na escola – 430


INTRODUÇÃO E JUSTIFICATIVA


O projeto “Mãos que reciclam”, tem um enfoque voltado para a Educação Ambiental, a preocupação com o meio ambiente criou uma demanda por produtos reciclados, e reciclar papel é uma forma de responder a essa demanda. Assim os principais fatores para incentivar a reciclagem de papel, além de econômicos são:
- a preservação de recursos naturais (matéria prima, energia, água);
- amenização da poluição;
- diminuição de lixo que vai para os aterros, entre outros.
O papel é um dos produtos mais utilizados nas tarefas do cotidiano, e na escola não é diferente, diante deste contexto, o projeto tem a finalidade de dar um destino ao papel usado na escola, na casa dos alunos e também no comércio, utilizando-se da técnica de reciclagem artesanal. Na descrição a seguir, será relatado passo a passo as atividades desenvolvidas na escola, a parte teórica e prática, bem como o envolvimento da comunidade em geral.
Ressaltar ainda, que o Projeto Político Pedagógico da escola contempla em suas ações, projetos relacionados ao Meio Ambiente, tanto na questão da reutilização dos resíduos sólidos, bem como a preservação do mesmo, buscando envolver pais e comunidade escolar na execução do projeto.


DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS


Em reunião realizada logo após a palestra sobre o concurso Cultural “Televisando o Futuro 2011”, promovido pela RPC TV, direção, coordenação e professores da escola deram início ao projeto “Mãos que reciclam: Faça seu papel” (nome este, escolhido mais tarde pelas crianças).
A direção da escola estimulou os professores a envolver os alunos e familiares no desenvolvimento do projeto. A professora de Educação Ambiental e Arte, que trabalha com todas as turmas, em torno de 430 alunos, ficou responsável em divulgar e coletar opiniões e informações entre os alunos, neste momento foi escolhido o nome do projeto. Em seguida, houve uma reunião com os pais falando sobre a importância do projeto em relação ao meio ambiente, repassando o cronograma das reportagens da RPC TV para assistirem junto com os filhos os quatro temas abordados, principalmente sobre a matéria da nossa cidade, “Destinação de Resíduos”, pedindo a colaboração de todos.
A preocupação com o meio ambiente criou uma demanda por produtos recicláveis, assim sendo, enquanto instituição educativa, priorizamos pela sensibilização dos alunos em relação ao reaproveitamento de todo tipo de resíduo sólido. Como na escola é utilizado muito papel, pensou-se em um meio de reutilizá-lo, sem muito custo, aproveitando todo tipo de papel, antes, jogado no lixo.
Assim, deu-se início aos trabalhos, todo resto de papel jogado nas lixeiras próprias para papel, tanto das salas de aula, secretaria e pátio, foram recolhidos pelos alunos.
Os alunos também foram acompanhados pelas professoras em alguns comércios para fazerem a sensibilização e coleta de papel usado, tivemos o apoio das rádios da cidade que divulgaram o projeto e anunciando quando as crianças iriam passar nas casas e estabelecimentos comerciais para a coleta, a Unioeste colaborou com muito papel rascunho e os pais também aderiram a campanha trazendo todo papel usado para a escola. Em pouco tempo havia papel suficiente para começar a reciclagem.
Durante esse período foi trabalhado com todas as turmas a parte teórica: a história do papel, seu surgimento e maneiras de reciclagem. Nas aulas de língua portuguesa foram trabalhadas produção de texto, músicas e pesquisas. Em matemática: situações problemas e gráficos. As turmas assistiram a todas as reportagens do Televisando o Futuro.
Finalmente iniciaram-se as etapas da produção de papel reciclável com os alunos:
1ª etapa – Picar o papel ( deve ser rasgado com a mão );
2ª etapa – Liquidificar com água e coar o papel com telas específicas;
3ª etapa – Prensar as folhas, depois de seco, o papel é retirado das telas e colocado sob prensa de livros;
4ª etapa – O papel é devidamente cortado, decorado de acordo com o trabalho realizado em cada turma.
Depois de pronto o papel, cada turma desenvolveu nas aulas de arte trabalhos usando o papel. O 1º e 2º anos realizaram desenhos relacionados a preservação do meio ambiente, os 3ºanos confeccionaram um livrinho falando sobre a importância da reciclagem, os 4º anos confeccionaram uma mini agenda, destinada às famílias, e as 4ª séries fizeram bolsas decoradas, também destinadas às famílias. Além disso, como foi feita uma grande quantidade de papel, usamos as folhas para a impressão de bilhetes para os pais, cartões para o dia dos pais, confecção de cartazes informativos sobre a importância da preservação do meio ambiente, que foram fixados nos comércios parceiros na doação do papel usado.
RESULTADOS



Os resultados mostraram que houve sucesso, pois os objetivos foram alcançados, todos que participaram, tornaram-se capazes de reciclar papel, utilizando técnicas artesanais.
Vimos que reciclando, evitamos que uma maior quantidade de papel se transformeem lixo. Osenvolvidos, além de adquirirem consciência ambiental, ficaram felizes com os resultados obtidos, pois foi possível obter uma grande economia de papel.
Em relação a secretaria da escola, foi visível a economia de gastos com papel, uma vez que passou-se a utilizar na medida do possível o papel reciclado feito pelos alunos e comunidade escolar.
Nas salas de aula, os alunos desenvolveram o hábito de separar sempre o papel dos demais lixos, reduzindo assim, significativamente a quantidade de lixo anteriormente descartado.
No final do mês de agosto aconteceu a nível municipal a 1ª Feira de Experiências Pedagógicas, onde os alunos participaram expondo os trabalhos confeccionados ao longo do projeto. fotos_eliani_189.jpg
fotos_eliani_158.jpg



O projeto foi reconhecido com a premiação do 1º Lugar na categoria de escolas de ensino fundamental, sendo considerado um projeto que promoveu o conhecimento para a vida, não apenas dos alunos, mas de toda a comunidade, que pôde perceber e ser alcançada com a consciencia de que devemos preservar o ambiente e mudar nossa postura, para que com novos habitos, a sociedade atual possa preservar também as futuras gerações.